quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ah! O Chile!!!!

Estivemos no Chile por 10 dias, em Abril, revisitamos um país tão importante na história de Leopoldo, já que foi o primeiro país em que foi exilado. Fomos correr a Maratona de Santiago, Carol, mulher de Ernesto (filho de Leopoldo) teve a grande idéia de que corressem da Meia Maratona de Santiago. E lá foram os três para os 21 Km dia 1 de Abril e eu estreando minha primeira prova, fiz  a corrida dos 10Km! Foi muito emblemático, pois foi no Chile que Leopoldo começou sua carreira de corredor, há mais de 40 anos!

É lógico que depois do dia da maratona, junto com a revisita aos centros de  memória política/histórica, aproveitamos para tomar “harto vino” nacional na companhia de muitos amigos chilenos que nos convidaram para seus lares para saborear iguarias únicas.










































Aproveitei bastante o “pan amasado”, comi “humita”, “huesillos”, “salsaparilla”, “mirtilo”, me esbaldei como o tempero Merken e com muita “empanada deliciosa de queso”. (-Ai, Lila, que delícia!!!) E quanto a Leopoldo? Ele se esbaldou nos pescados, ceviches e especialmente nos caldos de Congrio e Loco (um marisco chileno).



 


HUMITA (Pamonha chilena)












Leopoldo degustando "Caldillo de Congrio" en Isla Negra









"Motes" ( uma delícia que a Lila fez!!!!)




                                        SALSAPARILLA!!!
                                         (Junto com o Mirtilo, afe!! que delícia)!!!!





 
Mas a surpresa veio ao final!!!! Tivemos a oportunidade de preparar uma moqueca no Chile!
Sim, pois Julio hijo, se “encanta” com o azeite de dendê, e queria muito recordar os pratos que comeu aqui no Brasil. Ele tinha o dendê e conseguiu o leite de coco importado da Tailândia e com Congrio fizemos prato brasileiro no outono chileno.
Momento lindo!

Uma pena que não encontramos farinha de mandioca para fazermos o pirão... Mas nossos queridos chilenos aprovaram!!!


A receita original já postamos aqui no post Moqueca de Peixe com Vinho

Aqui a versão chilena:

Moqueca de Congrio

600g de Congrio en trozos
jugo de 2 limones
ajo picado
Aceite de oliva o Aceite de Dendê
2 tazas de vino blanco o espumoso
1 cebolla grande cortada en aros gruesos
2 tomates maduros cortados
Jugo de 1 tomate maduro  pasado por la jugera
cilantro picado
1 vaso pequeño de leche de coco
Opcional: 300 g de camarones frescos


Lavar y escurrir el pescado. Verter sobre el pescado el jugo de limón y tres dientes de ajo picado, y se deja durante 10 minutos.
Despues, la Moqueca: el primer lugar a los peces con tres dientes de ajo picado, a continuación, colocar una generosa dosis de aceite de oliva (100mL) o dendê, además de dos vasos de vino blanco cebolla seca, rodajas de tomate y los tomates en la juguera . Encienda el fuego con la olla tapada. Llevar a ebullición, bajar el fuego hasta que el pez suelte su jugo, junto con los tomates, y hasta que la cebolla quede tierna. Junte los camarones, si va a utilizar. Revuelva suavemente, o si prefiere "sacudir" la olla con cuidado, para que los cortes no se deshagan. Cuando te das cuenta de que el pescado esté cocido y delicioso el caldo, (esto debe tener unos veinte minutos) añadir la leche de coco y le permiten mezclar completamente el caldo de la cocción durante otros cinco o diez minutos. Retirar del fuego, junte el cilantro. Servir con arroz blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário