segunda-feira, 26 de março de 2012

Dessalgar Bacalhau

Temos muitos amigos pedindo nossas receitas de Bacalhau, então resolvemos dedicar essa semana para a “Série do Nosso Bacalhau”.

Primeiramente, vamos para nossa dica para dessalgar o Bacalhau:

Para dessalgar lombos de bacalhau:
Primeiro corte o lombo em postas, coloque-o submerso dentro de um vasilhame. Enxágüe então os lombos cuidadosamente, sob água corrente. Depois, coloque o bacalhau em recipiente que possa ir a geladeira, cubra totalmente com água  e leve para a geladeira por 48 horas. Durante esse período, troque a água de quatro a seis vezes, que dá uma média de intervalo de oito horas entre as trocas.
Após as 48 horas e seis trocas de água, escorra a água do bacalhau e, se for congelar, enrole as postas individualmente em papel filme e leve para o freezer.
Como somos criteriosos para tirar totalmente o sal, além desse processo, costumamos “aferventar” o bacalhau antes de usar. Cobrindo-o com água fria e levando-o ao fogo apenas para uma fervura e não para cozinhar.

Então, após estes cuidados é só usar!
Para dessalgar lascas de bacalhau: Siga o mesmo processo, mas reduza o tempo para entre 12 ou  24 horas (ou seja 3 trocas de água no máximo), para elas não desmancharem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário