quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Moqueca de Garoupa com Vinho

Moqueca de Peixe com Vinho
Essa moqueca fez sucesso!!! Alexandre, o filho mais novo do Leopoldo, provou e aprovou a receita do pai. Como vegetariana, segui as dicas do criador e mesmo sem provar, a julgar pelos humm, hummm e outros elogios, deu super certo! Rsss... Fotografei o passo a passo e abaixo coloquei a receita.



Moqueca de Garoupa com Vinho


3  postas generosas de Garoupa, (mas também poderia ser Robalo, Abadejo, ou Pintado, se você preferir peixe de água doce)
Suco de 2 limões
Alho picado
Azeite de oliva
6 colheres de azeite de dendê
240 ml de vinho branco seco
2 cebolas cortadas em rodelas grossas
2 tomates maduros cortados em rodelas grossas
1 tomate maduro batido no liquidificador
Coentro picado
200 ml de leite de coco light
Opcional: 300 g Camarão fresco

Lave e escorra o peixe.
Faça um tempero com o suco de limão e três dentes de alho picados, derrame sobre o peixe e deixe agir por no mínimo 10 minutos.
A seguir livre-se do caldo de limão, escorrendo o peixe, e em uma panela grande, monte a moqueca: primeiro coloque o Peixe com mais três dentes de picado, então coloque uma dose generosa de azeite de oliva mais o toque de azeite de dendê, o vinho branco seco, a cebola, o tomate em rodelas e o tomate batido no liquidificador. Leve ao fogo com a panela tampada. Deixe levantar fervura, abaixe o fogo, o peixe vai libertar seu caldo, juntamente com o tomate, a cebola ficará tenra. Acrescente o camarão, se você for usar. Mexa delicadamente, ou se preferir “sacuda” delicadamente a panela, para as postas não desmancharem. Quando perceber que o peixe está cozido e o caldo delicioso, (isso deve levar uns vinte minutos) acrescente o leite de coco e deixe com que ele se misture completamente ao caldo cozinhando por mais uns cinco ou dez minutos. Desligue o fogo, acrescente o coentro. Sorva os aromas! Aprecie as cores! Sirva com arroz branco e pirão.

Serve duas pessoas gulosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário