quinta-feira, 29 de março de 2012

Risoto de bacalhau




300g de Bacalhau dessalgado
200g de azeitonas pretas
 250g de ervilhas (pode ser meio pacote daqueles que vêm congelados)
Azeite generosamente
2 cebolas cortadas em rodela grossas  
1 cabeça de alho amassado
2 tomates sem pele cortados em rodela grossas  
2 xícaras de arroz arbóreo  
2 xícara de vinho tinto branco seco
salsinha picada
cebolinha picada
Parmesão ralado para polvilhar

Em uma chaleira, coloque um litro de água para ferver.
Enquanto isso, refogue a cebola e o alho em bastante azeite. Adicione metade do vinho e deixe evaporar o álcool. Coloque o bacalhau e o tomate e refogue. Adicione o arroz e o restante do vinho.  Junte a água fervente aos poucos, uma concha de cada vez, sem parar de mexer. Só acrescente mais água quando o caldo da panela tiver sido absorvido. Faça isso até o arroz cozinhar. Atenção: junte as ervilhas com cuidado para não desmancharem. Desligue o fogo, acrescente a salsinha e cebolinhas picadas. Ao servir,  polvilhe parmesão ralado.

E que tal um vinho com presença para acompanhar? Um Carmenere, heim?? ;)


Escondidinho de bacalhau com Purê de Mandioquinha e Leite de Coco

 ou  a "Harmonia entre os Contrastes"

 

O dulçor da Mandioquinha, acentuado com o instigante sabor do Leite de Coco interagindo com o intrigante Bacalhau! 





1/2 kilo de lascas de bacalhau dessalgadas
1 kilo de mandioquinha
200 mL  de leite de Coco (light de preferência)
1 cebola picada
½ cabeça de alho amassado
Azeite
Salsinha e cebolinha picadas
Noz moscada

Coloque a mandioquinha para cozinhar com as cascas. Enquanto isso, refogue no azeite a cebola e o alho. Acrescente as lascas de bacalhau e deixe cozinhar por uns cinco minutos, acrescente a Salsinha e cebolinha picadas e reserve.

Depois de cozinhar as mandioquinhas, descasque e esprema-as. Então, faça o purê: em uma panela, coloque duas ou três colheres de azeite e acrescente a mandioquinha espremida, acrescente o leite de coco aos poucos, tempere com noz moscada e mexa carinhosamente e sempre até purê de textura leve.

Monte o escondidinho em um refratário: primeiro coloque o bacalhau e sobre este o purê de mandioquinha. Leve ao forno até dourar.


Bacalhau da Rose e do Leopoldo

Tradicional Bacalhau com Batatas!!!!!
(Essa receita vai muito bem tanto com lombo de bacalhau quanto com lascas).




·        Bacalhau Dessalgado (cerca de 200g por pessoa)
·        Batatas-inglesas assadas no Microondas* (cerca de 1 média por pessoa)
·        Azeite de Oliva (cerca de 300 mL)
·        Alho (bastante, usamos pelo menos duas cabeças)
·        Cebola (cerca de metade da quantidade de batatas)
·        Azeitona (cerca de um 100g)
·        Salsinha e Cebolinha (o quanto queira)
·        Vinho branco seco

Corte a cebola em rodelas bem fininhas e leve-as para dourar no azeite. (Depois de douradas retire-as do azeite e reserve).

MAS: enquanto a cebola doura, prepare as batatas. Por praticidade, asse-as no microondas assim: lave cada batata, mantenha com as cascas, seque-as e perfure-as com um garfo ou faca. Faça uma média de 4 minutos por batata na potência alta. Virando cada batata na metade do tempo.  Depois de assadas, descasque as batatas. Elas têm que ficar “cozidas”, mas em ponto firme. (Se você não quiser, ou não puder usar o microondas, use batatas cozidas na água mesmo).

No azeite, depois de retirar a cebola, adicione o alho, as azeitonas e o bacalhau para refogar. Depois de refogá-lo de um lado e outro, adicione o vinho branco e as batatas em rodelas.

Até o vinho evaporar seu álcool, deixe os ingredientes permutarem seus sabores, sem mexer muito para as batatas nem o bacalhau desmancharem, acrescente no meio do processo as cebolas douradas...

Quando satisfeito dessa interação, acrescente a cebola dourada, a salsinha e cebolinha e seja feliz!!!


Ah! Vinho Verde ou um bom tinto da região do Douro fazem uma excelente companhia!!



segunda-feira, 26 de março de 2012

Dessalgar Bacalhau

Temos muitos amigos pedindo nossas receitas de Bacalhau, então resolvemos dedicar essa semana para a “Série do Nosso Bacalhau”.

Primeiramente, vamos para nossa dica para dessalgar o Bacalhau:

Para dessalgar lombos de bacalhau:
Primeiro corte o lombo em postas, coloque-o submerso dentro de um vasilhame. Enxágüe então os lombos cuidadosamente, sob água corrente. Depois, coloque o bacalhau em recipiente que possa ir a geladeira, cubra totalmente com água  e leve para a geladeira por 48 horas. Durante esse período, troque a água de quatro a seis vezes, que dá uma média de intervalo de oito horas entre as trocas.
Após as 48 horas e seis trocas de água, escorra a água do bacalhau e, se for congelar, enrole as postas individualmente em papel filme e leve para o freezer.
Como somos criteriosos para tirar totalmente o sal, além desse processo, costumamos “aferventar” o bacalhau antes de usar. Cobrindo-o com água fria e levando-o ao fogo apenas para uma fervura e não para cozinhar.

Então, após estes cuidados é só usar!
Para dessalgar lascas de bacalhau: Siga o mesmo processo, mas reduza o tempo para entre 12 ou  24 horas (ou seja 3 trocas de água no máximo), para elas não desmancharem.

sábado, 17 de março de 2012

Marinada para Peixes e Frutos do Mar


Márcia e Marcelo são dois amigos super queridos. Cozinhar para eles nos dá muito prazer, estávamos devendo a receita de um Salmão que fizemos dia desses e que a Marcinha adorou...

 
A grande dica é que esta marinada serve tanto para o Salmão quanto para outras delícias como anéis de Lula, Polvo, Camarões e Mariscos.




É muito simples:

150 mL de Shoyo (ligth)
Gengibre pequeno em pedaços
Alho granulado (quanto baste)
Cebola em flocos (quanto baste)
Curry (quanto baste)
Suco de 3  limões
150 mL de Vinho branco

300g de Peixe ou Frutos do Mar

Lave e higienize o Peixe e/ou Frutos do Mar. (Corte o Salmão em pedaços pequenos, como tiras de um dedo ou dois de largura). Coloque em um recipiente com tampa, que possa ir à geladeira.

Misture todos os outros ingredientes da marinada e acrescente sobre o peixe e/ou frutos do mar, que deverão ficar submersos na mistura. Deixe na geladeira por pelo menos 1 hora.

Depois, leve o Peixe e/ou Frutos do Mar para grelhar com um pouco de azeite de oliva.
Regue com  a marinada durante o processo de grelhar. (Aos poucos, delicadamente e com cuidado para administrar a fumaça e para o vinho evaporar e não incendiar tudo)!


Ótimo como entrada, sirva com um Pino Grigio, ou Savignon Blanc!




 
Shirataki



Matéria de uma importante revista de “boa forma”, o macarrãozinho japonês provocou uma corrida à experimentação e nós fomos atrás de conferir esse alimento que sacia com pouquíssimas calorias!

O Itokonnyaku é também conhecido como Shirataki e Miojo milagroso, tem feito muito sucesso em outros países. Ele não tem gosto de nada! Mas a textura é agradável.  Então o segredo é preparar um molho saboroso e light. (De fato, ele provoca saciedade e o prazer de comer uma "massa").

Pode ser encontrado em lojas de produtos japoneses, como ele vem  fresco,  tem que ser conservado gelado. Devido aos seus conservantes na água do pacote, recomendam deixar o macarrão de molho por 30 minutos, e depois enxaguar em água corrente. O cozimento é rápido: cerca de 5 minutos em água fervente.


Shirataki com Alho Poró

200g de Shirataki
1 Alho Poró cortado em rodelas bem finas
2 dentes de Alho
1 cálice de Vinho Branco Seco

Para o Molho Branco:
1 cebola pequena cortada miudinha
1 xícara de leite desnatado
1 colher de sopa de Amido de Milho
1 lata de  creme de leite light
Azeite de oliva

Azeitonas verdes, Parmesão ralado, Pimenta do Reino e Noz-Moscada (o quanto baste)

Modo de fazer:
Enquanto coloca 1,5 L de água para ferver, corte e refogue o Alho Poró com o alho e o vinho. Reserve. Faça o molho branco: doure a cebola em um fio de azeite, acrescente o leite com o Amido de Milho, depois que engrossar como um mingau, acrescente o creme de leite e deixe aquecer sem ferver. Quando a água ferver, acrescente o Shirataki e cozinhe por 5 minutos. Escorra e monte o prato: coloque o Shirataki, o molho branco, o alho poro e sobre ele salpique Azeitonas verdes, Parmesão ralado, Pimenta do Reino e Noz-Moscada o quanto queira.

Serve duas pessoas.




P.S.:  A experiência foi ótima e queremos experimentar com outros molhos!!

terça-feira, 13 de março de 2012

Ah! o Café da Nani!!!!

Discreta, mas sempre com um sorriso e uma simpatia de fazer a gente se derreter, Nani  é barista  na Cafeteria Treviolo do Novo Mercadão de Ribeirão está sempre desempenhando sua arte e conquistando paladares e amigos! A gentileza da foto estava, como sempre, deliciosa!!!!!!!!

“Mocaccino com Café Treviolo Tejupá”


Nem tente fazer em casa! É inigualável!